Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Acessibilidade | A + A -
Pitágoras : Histórico
 

 Histórico

 


Nossa História
A Kroton Educacional é um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com atuação na Educação Básica há mais de 45 anos e há mais de 10 anos no Ensino Superior.
Alunos
Presencial
EAD
Total
Graduação
127.877
247.964
375.841
Pós-graduação
13.257
23.737
36.994
Total
141.134
271.701
412.835

No segmento da Educação Básica, a Kroton está atendendo 289 mil alunos divididos entre as diferentes redes orientadas ao setor privado e os três municípios no setor público.
 
 
Educação Básica
A Companhia atua de forma integrada e diversificada, provendo serviços de educação, tecnologia de ensino e material didático para a Educação Básica - por meio da Rede Pitágoras - para uma rede de mais de 800 escolas associadas em todos os Estados do Brasil, além de cinco unidades no Japão e uma no Canadá, em um total de mais de 280 mil alunos atendidos por nossas escolas e Sistemas de Ensino. A marca Pitágoras conquistou grande visibilidade e alto grau de reconhecimento em todo o país, comprovados por uma taxa média de 98% de renovação anual dos contratos com as escolas associadas, nos últimos anos.
Criada em 1999, a Fundação Pitágoras, braço social da Kroton, tem como missão melhorar os níveis de aprendizagem de instituições educacionais mediante o fortalecimento de sua gestão e outras formas de apoio técnico. Os resultados são significativos para as localidades atendidas: são 85 municípios participantes, 16 parceiros empresariais e 485.725 alunos beneficiados. Mais de 95% desses municípios alcançaram resultados de IDEB acima do esperado.
O Projecta foi criado por educadores comprometidos com as políticas públicas de melhorias da qualidade da educação no Brasil. A Instituição atua na área pública em todo o país, proporcionando uma gestão sistêmica, que alinha os esforços de todas as partes interessadas no alto desempenho dos alunos. O resultado da utilização das estratégias integradas desenvolvidas pelo Projecta é a transformação profunda da realidade educacional do município, que passa a oferecer educação de qualidade a todos os estudantes, melhorando também os índices no IDEB, um importante indicador do segmento de Educação Básica.

Ensino Superior
A primeira Faculdade Pitágoras foi fundada na cidade de Belo Horizonte, no ano 2000, oferecendo o curso de graduação em Administração. No final do ano de 2001 possuía 332 alunos, ao passo que já contava com uma base ampla na Educação Básica, que somava 98.257 alunos. Atualmente, o Pitágoras está presente no Ensino Superior nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Maceió.

Ainda em 2001, após a modificação do marco regulatório do Ensino Superior, a Apollo International (fundo particular de investimentos em educação) tornou-se acionista da Kroton, aportando capital e experiência internacional em gestão educacional para o seu projeto de Ensino Superior. Em 2005, por questões internas, a Apollo International decidiu limitar suas atividades e cessou todos os investimentos que mantinha fora dos Estados Unidos. Por esse motivo, em agosto de 2006, os acionistas da Kroton negociaram a recompra de suas respectivas participações acionárias, acarretando a saída definitiva da Apollo International da Companhia.
Neste mesmo ano a Companhia criou o INED, com a proposta de oferecer ensino superior com qualidade assegurada a baixo custo. Por meio da marca INED, a Kroton oferecia cursos de graduação Tecnólogos, com duração que variavam entre dois anos e dois anos e meio. Foi inovadora neste segmento ao proporcionar aos seus alunos formas diferenciadas de pagamento das mensalidades, possibilitando o acesso de significativa faixa de mercado, que até então não era atendida satisfatoriamente.

Em 2006, a Kroton implantou o Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras no estado de Minas Gerais, com coordenações locais em cada unidade, oferecendo cursos de especialização lato sensu nas áreas de Saúde, Gestão, Ciências Sociais e Pedagogia, além de cursos de extensão em diversas áreas.
No ano de 2007 a Kroton abriu o seu capital na Bolsa de Valores (KROT 11) e em 2008 houve a entrada da Advent (fundo particular de investimentos que possui parcerias com várias empresas brasileiras e buscava uma no segmento educacional), no bloco de controle de gestão da empresa, o que trouxe recursos para novos investimentos.

Em 2010, a Kroton adquiriu o Grupo IUNI Educacional, instituição que já atuava na graduação e pós-graduação por meio das marcas: UNIC nas cidades de Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande, Cuiabá, Rondonópolis e Primavera do Leste, no estado do Mato Grosso, UNIME, com unidades localizadas em Lauro de Freitas, Salvador e Itabuna na Bahia;  e FAMA Macapá e Marabá, no estado do Amapá. O processo de integração Kroton/IUNI levou seis meses, e ao final deste período a companhia estava totalmente integrada, tanto em processos quanto academicamente. O Modelo Acadêmico inovador implantado em todas as unidades do Grupo, com o objetivo de unificação da metodologia de ensino, é amparado em tecnologia e passível de ser monitorado, com indicadores de desempenho e econômicos bem definidos. Nas últimas avaliações do MEC, foram de mais de 97% de conceitos satisfatórios (notas acima de 3, em uma escala de 0 a 5), o que comprova que este modelo acadêmico está validado.

No ano de 2011 a Kroton anunciou a Oferta de Distribuição Pública de Ações, em um processo que durou 6 meses de árduo trabalho que envolveu diversas áreas da Companhia, e trouxe recursos necessários para o projeto de crescimento esperado.
Com estes recursos, adquiriu instituições de ensino em diversos estados brasileiros. Em 14 de Julho anunciou a compra da Faculdade Atenas Maranhense – FAMA que conta com operações nos municípios de São Luís e Imperatriz, ambos no Estado do Maranhão e, em 15 de julho, era anunciada a compra da Faculdade Educacional de Ponta Grossa - União, ampliando as operações no Estado do Paraná. Em 21 de setembro adquiriu a Faculdade de Sorriso - FAIS no município de Sorriso - Mato Grosso, estado onde já possuía 10 unidades de Ensino Superior, sendo a mais próxima a unidade de Sinop, com distância aproximada de 80 quilômetros do município de Sorriso. Esta Unidade passou a chamar-se Unic Sorriso.
Em dezembro de 2011 a Kroton torna-se um dos maiores grupos de ensino superior do Brasil e o 6° maior do mundo, com a Associação com a Universidade Norte do Paraná – Unopar, com sede no município de Londrina – Paraná, presente em 422 cidades, por meio de seus 469 polos de EaD e 5 campi presenciais.
  
Em março de 2012, a Kroton adquire o Grupo Uniasselvi - Associação Educacional Leonardo Da Vinci. Com esta operação a Companhia se torna mais completa, principalmente no Ensino a Distância. Juntas, a Kroton e a Uniasselvi tornam-se a maior companhia do setor de educação brasileiro, em número de alunos.
Atualmente, no Ensino Superior, a Kroton conta com mais de 50 campi de Ensino Presencial e presença em mais 400 localidades  por meio do EaD, o que a consolida como uma instituição de escala nacional, com capacidade continuada de expansão e desenvolvimento para seus alunos e colaboradores. Hoje são mais de 400 mil alunos de Ensino Superior, sendo mais de 250 mil em Ensino a Distância e mais de 160 mil em Ensino Presencial.