Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Acessibilidade | A + A -
Pitágoras : O que é Enade
O que é Enade Início

O que é ENADE?

 

1. O que é o ENADE?

 O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O exame é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova. Os instrumentos básicos do ENADE são os seguintes: - A prova - O questionamento de impressões dos estudantes sobre a prova - O questionamento do estudante - O questionamento do coordenador do (a) curso/habilitação

2. Áreas que serão avaliadas em 2010

Conforme a Portaria Normativa nº. 5, de 22 de fevereiro de 2009, serão avaliados pelo Enade 2010 os cursos que conferem diploma de bacharel das áreas de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

3. Data do ENADE 2010

A prova será aplicada no dia 7 de novembro de 2010, com início às 13 horas (horário de Brasília).

4. Quais são os estudantes habilitados a participar do ENADE 2010

Estão habilitados a participar do Enade todos os estudantes em final de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados.

5. O estudante habilitado ao ENADE é obrigatório a participar do exame?

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável para a emissão do histórico escolar, que terá como registro a data em que realizou o Exame, assim como para a expedição do diploma pela IES.

6. Qual a situação do estudante habilitado ao Enade que não realizou a prova?

 O estudante habilitado que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

Inscrições:

7. De quem será a responsabilidade pela inscrição do estudante?

A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), conforme § 6º do art. 5º da Lei 10.861/2004 e respectivo regulamento. 7.1. Quando a IES receberá as informações para as inscrições no Enade 2010? A inscrição ao Enade 2010 está dividida em dois momentos: inscrição de irregulares de anos anteriores (de 7 a 24 de junho de 2010) e inscrição de ingressantes e concluintes de 2010 (de 2 a 31 de agosto de 2010). O Inep tornará disponível, por meio do endereço eletrônico http://www.inep.gov.br e http://enade.inep.gov.br, até o dia 1º de junho de 2010, as instruções e os instrumentos necessários às IES para o cadastramento eletrônico dos estudantes habilitados ao Enade 2010. 7.2. Qual o período de inscrições no Enade 2010? O período de cadastramento eletrônico (inscrições) dos estudantes habilitados será: - De 7 a 24 de junho de 2010 – estudantes irregulares de anos anteriores; e - De 2 a 31 de agosto de 2010 – ingressantes e concluintes do ano letivo de 2010.

Locais de provas

8. Quando e como serão divulgados os locais de prova?

O Inep divulgará, até o dia 20 de setembro de 2010, a lista dos estudantes que participarão no Enade 2010, e até o dia 22 de outubro de 2010, os respectivos locais onde serão aplicadas as provas. A lista dos locais de prova do Enade 2009 estará disponível na página do Inep http://www.inep.gov.br e será enviada, via EBCT, aos coordenadores de curso/habilitação. Será também enviado, via EBCT, aos estudantes inscritos ao Enade 2010, o Cartão de Informação do Estudante com as informações necessárias, inclusive do seu local de prova, e, ainda, o questionário do estudante a ser entregue no dia da prova.

Provas

9. Quem elabora e aplica a prova?

As provas são realizadas e aplicadas por instituição ou consórcio de instituições contratadas pelo Inep que comprove capacidade técnica em avaliação e aplicação, segundo o modelo proposto para o Exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade. 9.1. Ingressantes e Concluintes realizam a mesma prova? Os estudantes ingressantes e concluintes serão submetidos à prova única, construída de modo a permitir a análise do valor agregado em relação às competências e habilidades, aos conhecimentos gerais e conteúdos profissionais específicos durante a sua formação, orientando as instituições sobre a necessidade ou não de fazer ajustes ou revisões curriculares. 9.2. Qual o formato da prova? A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. 9.3. Qual o peso das partes da prova? 1. Formação Geral = 25% 2. Componente específico = 75%

Resultados

10. Quando será encaminhado o Relatório dos Estudantes em situação regular junto ao Enade 2010?

 Até o dia 7 de dezembro de 2010, ou seja, um mês após a prova, o Inep tornará disponível o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular.

Fonte: INEP

Quer saber mais? Clique aqui e acesse o site do INEP