Alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação do Pitágoras Raja participaram de processo seletivo exclusivo que escolheu dois coordenadores para representar a Faculdade no CREA-Minas Jr.
Vitor (agachado em primeiro plano) e Maxwell (de blusa vermelha) foram os alunos aprovados
Em uma ação inédita, o CREA-Minas Jr. promoveu um processo seletivo exclusivo, que escolheu dois coordenadores do Núcleo BH dentre alunos de engenharia da Faculdade Pitágoras.
As dinâmicas e entrevistas para a seleção aconteceram na Unidade Raja do Pitágoras, na quarta-feira, 11 de junho. Quinze alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação disputaram as duas vagas oferecidas.
Maxwell Luis Henrique Estevam, do 3° período do curso de Elétrica, e Vitor dos Santos Rio, 9º período de Controle e Automação, foram os alunos selecionados pela equipe do Conselho. Eles agora irão representar o Pitágoras no CREA-Minas Jr. e, por outro lado, também o Conselho na Faculdade, incluindo todos os cursos ligados ao sistema CONFEA/CREA que o Pitágoras oferece.
Jéssica Cândida Gonçalves, coordenadora Geral - Núcleo BH, explica que o principal objetivo do CREA-Minas Jr., além de aproximar o Conselho dos estudantes e mostrar a importância que o órgão tem na vida dos profissionais, é assessorar os alunos em relação ao mercado de trabalho, captando novos profissionais e redirecionando-os aos estágios. Segundo ela, o processo seletivo exclusivo para os alunos do Pitágoras foi uma forma de aproximar a Faculdade do Conselho, assim como estimular o envolvimento de mais alunos em seu órgão de classe.
A comissão é dividida em coordenação geral do colegiado e diversos núcleos descentralizados. Ao todo, o CREA-Minas Jr. possui núcleos em 28 cidades do Estado.
A coordenadora Rose Mary Rosa de Lima (centro) junto dos coordenadores do CREA-Minas Jr.
Para a coordenadora dos cursos de Engenharia Elétrica e de Controle de Automação do Pitágoras – Unidade Raja, Rose Mary Rosa de Lima, a aproximação da Faculdade com o CREA Minas Júnior, por meio de representantes discentes, será de grande importância, pois permitirá que todos os alunos tenham a oportunidade de participar de atividades promovidas pelo Núcleo, trazendo benefícios e contribuições para a Instituição, para a sociedade e para os futuros engenheiros e os recém formados. “Dentre os principais benefícios que os nossos alunos obterão, destaco a formação de futuras lideranças, implementação de ações sociais, a valorização profissional, a participação em eventos acadêmicos e, principalmente, a orientação e o direcionamento para o mercado de trabalho”, discorre Mary.
Maxwell Estevam, aluno de Elétrica aprovado no processo seletivo, destaca que a atuação no CREA-Minas Jr. irá proporcionar muitos benefícios aos estudantes, como o aprimoramento do poder de liderança e da capacidade de coordenação e organização, além do rastreamento do mercado de trabalho e, claro, o incremento do currículo profissional. “Será uma grande oportunidade para aprendermos a lidar com o público, além de elaborar e implementar ideias”, descreve. “A partir de agora, espero poder contribuir com toda a equipe da melhor maneira possível, ajudar, orientar e, principalmente, aprender com todos”.
Eleito representante do curso de Controle de Automação, Vitor dos Santos Rio conta que decidiu se candidatar ao cargo de coordenador por acreditar que, com sua experiência profissional e acadêmica, associadas às ideias dos outros membros do grupo, será possível executar atividades que favoreçam o desenvolvimento extra-classe dos colegas de graduação. “Ao longo do curso, ouvi colegas comentarem sobre dificuldade de acesso ao mercado de trabalho e quando surgiu essa oportunidade do CREA Jr., achei importante tentar, principalmente para desenvolver atividades voltadas a empreendedorismo, treinamentos, atividades sociais e rede de contatos profissionais”, explica. “Quero, a partir de agora, apresentar cada uma das nossas Engenharias às empresas do ramo (e vice-versa), por meio de visitas, workshop, palestras de empresários, de profissionais da área, de fabricantes, treinamentos específicos”, planeja Vitor.